domingo, abril 13, 2008

Vamos ao Circo do Sol?


E se um desconhecido te oferecesse uma flor? Provavelmente seria do Bangladesh e terias de dar em troca alguns cêntimos. Com sorte, receberias também a tiara. E se um desconhecido te oferecesse um bilhete para o Cirque du Soleil, véspera da madrugada da nossa Liberdade, 24 de Abril? E se o bilhete, secção platina, fosse no valor de 65 euros e para poderes ver ao vivo a viagem de Quidam*, tivesses que simplesmente de enviar um currículo? Tu irias?

Iniciativa:

1 -É muito simples. Eu tenho um bilhete mágico e quero dá-lo. Mas decidi encontrar um critério laborioso. Gostava de o dar a alguém que fosse, hipoteticamente, a mulher da minha vida. Não acho, genuinamente, que ela vai surgir através desta iniciativa mas acho que devia pelo menos tentar: ela e eu nunca nos perdoaríamos se eu não o tivesse feito. Também não acho que vai ser através das palavras que vou encontrar a mulher da minha vida. Eu dou felizmente ou infelizmente muita importância à atracção física. Mais importante que isso, as palavras iludem. Facilitar-me-ia conhecer alguém com um currículo interessante, original e sincero onde achar que o deve ser. Que fosse sobretudo muito bonita e que eu já conhecesse. O conjunto “dessas”, seria além da minha companhia no espectáculo, a mulher da minha vida. E também gostava de ganhar a lotaria, de conseguir tele-transportar-me e de que a minha família nunca morresse. Enfim, uma ligeira utopia por dia dá uma certa alegria.

OU

2- Gostava de conhecer melhor as pessoas que me lêem e premiar alguma com um bilhete apenas porque também as gostei de ler.

Regulamento:

1- Só tens de copiar directamente os pontos A, B e C, ali mais à frente para um Doc de Word. Depois só tens de dispor de várias horas inúteis para responderes ao necessário. Gravas, abres o teu servidor de mail, atacas o ficheiro, e no assunto pões “Quero ir ao Circo” ou “Quero ser a mulher da tua vida”, consoante a motivação e/ou coragem. Atacas também uma foto tua. Envias tudo para basbaque@portugalmail.pt Então depois esperas.

2- Qualquer pessoa pode responder, mas vou ter apenas um critério parcamente racionalista para a escolha:o meu instinto. Se eu tiver dúvidas, ninguém ganhará. Queria acrescentar ainda que gostava muito que me respondessem mesmo que saibam que não vão ganhar. Gostava sinceramente de ler as respostas e de ter várias raparigas (e rapazes se assim sentirem vontade de fazer) a enviar currículos. Seria bonito para o meu ego naqueles 5, 7 segundos antes de adormecer, para voltar a acordar deprimido. Mesmo não havendo ganhadores, o envio de respostas poderá continuar depois de dia 23 de Abril, até eu sentir que isto foi uma acção extremamente naif e ridícula. Ou até me casar.

3- Podes não responder a alguma das perguntas. Não serás prejudicada por isso. Podes não enviar foto: serás prejudicada por isso.

4- Ganhar o bilhete significa apenas que foram as respostas que mais apreciei e que me senti à vontade para ir com essa pessoa. Aquela parte ali em cima da mulher da minha vida, tem que ver apenas com romantismos infantis que exigirão, depois, mais entrevistas, estágios, e os procedimentos normais do amor a dois. Ou seja ir, não terá a pressão de segundas intenções, será apenas ir.

5- De todas as pessoas que eu poderia convidar para ir, só queria que fosse uma. As outras seriam segunda escolha e eu não me sei decidir por isso. Como a minha amiga Ana Elisa não vai poder ir, se ganhares serás uma segunda - escolha. (a não ser que sejas a mulher da minha vida, mais uma vez).

6- O prazo limite para o envio dos currículos é dia 23 de Abril às 19h02minutos.

7- Os resultados serão publicados dia 23 de Abril, pela noite dentro.

8- As respostas do vencedor não serão publicadas a não ser que haja desejo expresso do próprio. São confidenciais todas as respostas de todos os participantes.

9- Se ganhares e não quiseres ir, ainda não sei como regulamentar. Provavelmente também não irei, e ficarei em casa a ouvir Radiohead.

O que tens de enviar?

A- Carta de Motivação: Porque queres ir comigo ao espectáculo Quidam, do Cirque du Soleil?

B- Currículo:

-Nome verdadeiro

-Nome fictício.

-Morada actual (apenas o nome da rua com um pequeno resumo da wikipedia sobre esse substantivo próprio basta)

-Morada de sonho (apenas o nome da rua do macdonalds mais perto e o indicativo do país no caso de ser estrangeiro, basta.)

- Mail

- Experiência profissional de brincadeiras durante a infância. (3 ou mais brincadeiras de infância relevantes e o porquê de te terem tornado feliz, basta).

- Principais funções e responsabilidades quando tinhas 14 anos.

- Principais actividades extra curriculares que odiarias fazer.

- Principais vocábulos para definir o teu local de trabalho ou as tuas aulas. Ou o teu desemprego.

- Língua Materna

- Língua Bifurcada?

- Aptidões e competências sociais. Se só conseguires tocar com a língua no nariz, basta.

- Aptidões e competências organizacionais numa relação amorosa. (1 técnica de gestão ,mesmo que seja de conflitos, basta)

-Aptidões e competências informáticas. (se eu te enviar um mail e tu não reenviares para a tua lista do msn, basta)

- Aptidões e competências artísticas. (tocar kazoo não basta).

C- Inquérito Major de Despistagem Final:

- Qual a tua opinião fundamentada sobre o Escutismo?

- Quem matou J.F.K.?

- Tens cócegas?

- Qual a tua opinião fundamentada sobre o aquecimento global?

- Indica três qualidades que aprecies num ser humano e uma numa pedra.

- Estás perdida na selva e só tens uma agulha, o que fazes?

- Estás perdida no deserto e só tens roupa interior e um megafone, o que fazes?

- Estás perdida numa ilha, tens de decidir entre dois grupos, vais com o Locke ou vais com o Jack?

- Os teus colegas astronautas deixaram-te sozinha na lua porque só podiam entrar 2 no foguetão. Tens 2 horas de vida, o que fazes?

- Quem te vês, em 2018?

- Se pudesses mudar a cor do céu por 3 horas o que farias?

- 3 Guerra mundial, caos e Armagedão. Tu vais ter de comer sempre o mesmo prato até ao fim dos teus dias, ao almoço e ao jantar. Tens apenas duas hipóteses, ou escolhes um prato de douradinhos com arroz de tomate (só dois e frios) ou escolhes um programa de computador que aleatoriamente te bloqueará um número entre 50 pratos: 49 são iguarias, os teus pratos favoritos e 1 é cocó. Qual das duas hipóteses escolhes e porquê?

- Tens de cortar uma parte do corpo porque disso depende a tua vida, qual escolherias?

-Média final de secundário. Porquê?

- O que nos distingue fundamentalmente dos animais?

- Quantos pêlos tem um gato?

- Final da Liga dos Campeões de 2008/2009. 87 minutos, Real Madrid 1 – S. Lisboa e Benfica 1. O Rui Costa entra para terminar afinal a sua carreira desportiva. Livre directo, bola no ângulo superior direito, golo antológico. O que sentes?

- Qual a actriz mais parecida contigo?

- Qual o actor mais parecido contigo?

- Qual o animal mais parecido contigo?

- Qual o artigo da AKI mais parecido contigo?

- Fazendo uma análise estatística, qual a percentagem de relações amorosas sérias em que foste tu a deixar de gostar?

- Já alguma vez traíste um namorado?

- Que telejornal costumas ver?

- O copo está meio vazio ou meio cheio?

- O tamanho importa?

- A tua casa está a arder e tu só podes salvar 1 objecto, qual?

- Quem matou Roger Rabit?

- Tens a oportunidade de dizer tudo o que quiseres de algum dos teus chefes ou professores que não gostes, ainda por cima pagam-te por cada ofensa, o que dizes?

- Envia neste mail um link com um vídeo qualquer à tua escolha que aches que eu ia gostar.

- Os soldados no Darfur fazem uma conferência de imprensa: acabaremos o genocídio se tu te despires para a Playboy. O que fazes?

-Qual a tua virtude principal?

- Qual a melhor revolução da História?

- O que achas das sanitas que têm o nível da água demasiado perto do rabo?

- Qual o teu provérbio preferido?

- Chaimite ou BMW?

- Praia da Arrifana ou Bora-Bora?

- Uma carreira profissional ou uma viagem à volta do mundo de mochila às costas durante 7 anos?

- Bebida preferida?

- Como gostarias de morrer?

- Afinal morreste mesmo: Deus afinal existe, o que lhe perguntas?

- Qual a tua asneira preferida?

- Qual a última peça de teatro que foste ver?

- Gostas de música portuguesa?

- Se eu merecesse algum elogio, qual não te importavas de me dizer?

- Se eu merecesse algum comentário depreciativo qual terias vergonha de me dizer?

- Fantasia sexual ainda por experienciar.

- Que homens te dão calor?

- Define numa frase o que é para ti um Orgasmo?

- Este inquérito desperta algum vontade carnal de me agarrares e levar para a cama, dizendo, estou farta de responder a estas perguntas, vou mas é abusar de ti?

- Se um dia só tivéssemos uma noite de amor e o mundo fosse acabar no dia seguinte às 7h45 o que faríamos?

- 5 músicas para a banda sonora da tua vida.

- Se nós os dois fossemos duas personagens de um livro ou de um filme ou de uma peça que te tenha sido marcante quem gostavas que fossemos?

- Preferes perguntas ou respostas?

- Que pergunta/as achas que falta a este inquérito?

FIM DO CONCURSO


Há muito que não escrevia. Não me interessa esmiuçar todas as razões. Uma das três principais tem a ver com a mãe de todos os vícios, a preguiça. A outra é porque estive ocupado no mercado à procura de mais ingredientes de escrita. Agora voltei para oferecer uma noite de circo e magia a alguém ou então regressei pelas mesmas razões porque sempre quis mostrar a alguém o que pensei. G.F.


*Quidam: um transeunte sem nome, uma figura solitária numa esquina da rua, uma pessoa a passar apressadamente. Podia ser qualquer um. Alguém a chegar, a partir, a viver na nossa sociedade anónima. Um elemento na multidão, um entre a maioria silenciosa. Aquele dentro de nós que grita, canta e sonha. É este o "quidam" que o Cirque du Soleil celebra.

Uma jovem rapariga enfurece-se; ela já viu tudo o que há para ver e o seu mundo perdeu todo o significado. A sua raiva despedaça o seu pequeno mundo e ela encontra-se no universo do Quidam. A ela junta-se um companheiro alegre, assim como outra personagem, mais misteriosa, que vai tentar seduzi-la com o maravilhoso, o inquietante e o aterrador.

Sem comentários: