domingo, julho 18, 2004

Ultimacto

          
A primeira e provavelmente única e última peça de Teatro em que participo estreou na quarta-feira, dia 14 de Julho, pelas 21h30. Foi o culminar de 3 anos de tentativas para iniciar um projecto de Teatro amador, académico, com estudantes da minha faculdade. Com pessoas que partilhassem o mesmo amor pelo Teatro, essa urgência em pisar a madeira sob as ribaltas e tentar que alguém seja tocado. Pelo esboço de um sorriso, por uma ponte com algum momento seu. 
  
Não querendo (mas fazendo) uma retrospectiva, relembro-me agora de quando não tinha literalmente nada. Nem actores, nem textos, nem dinheiro, nem encenadora. Só vontade. Um ano que éramos 6 e desistiram 5, outro ano em que nos tornámos mais e vivendo de improvisos. A experiência pessoal na tentativa de produção da peça com a ajuda do encenador americano Harvey Grossmann O falhar de todo esse projecto. Os improvisos e os imprevistos. A incerteza em continuar o projecto. 

Então, num anfiteatro perto de nós, o meu amigo Francisco ousou dizer aos caloiros, no início deste ano lectivo, que o grupo de Teatro estava já estabelecido e «corria lindamente», as inscrições eram feitas comigo. As gargalhadas desencadeadas depois de olharem para mim demonstram um pouco a deriva em que se encontrava este projecto. Mas isso renovou forças para começar novamente, pelo menos as de colar um papel ordinário na porta do bar. Apareceram muitos e desapareceram muitos. Tal como em qualquer grupo, a força faz-se de quem continua e no dia 14, em palco, ali estávamos os últimos 8 sobreviventes. 8 colegas e a encenadora, a Ana. Ela foi essencial para a formação do grupo, para a motivação, para a organização. Foi a chave que permitiu abrir as portas do nosso desejo de representar. Tudo o que mais posso dizer em relação a ela resume-se a uma palavra simples: gratidão. 

Com a Ana Lacerda, fomos descobrindo as nossas limitações, os nossos talentos que julgávamos não existir. Com ela aprendi que ser-se actor é muito mais difícil do que mesmo os que vão frequentemente ao teatro pensam. Descobri que, felizmente ou infelizmente, não é isto que quero fazer da vida. Que é preciso ter um talento, uma sensibilidade e uma entrega que ainda não tenho, que não existe, como eu gostaria, em mim. Que as pausas, os silêncios, o ritmo, as colocações de voz e de corpo, as intenções, o conflito, os olhares têm de ser trabalhados, esculpidos. Que a arte teatral não é estática e se molda a cada espectáculo, a cada público, a cada vivência. Que é imensamente difícil darmo-nos aos outros sendo outro e fazendo com que ninguém descubra que estamos a ser nós fazendo desse outro.  

Aprendi a dar muito mais valor a quem faz Teatro, a amar ainda mais grandes papéis em palco ou nos cinemas. Percebi que os grandes actores, as grandes actrizes, são gente inumana. Descobrir isto é como se tivesse descoberto Deus ao mesmo tempo que encontrava a minha mortalidade igual à de tantos outros. Se já amava o Teatro agora talvez sinta uma qualquer outra expressão que conceptualize algo maior que esse verbo. 

É mesmo muito bonito saber que numa altura da nossa juventude um cartaz feito por nós, com as nossas pernas, os nossos nomes, a nossa peça, inundam as esquinas da cidade do Tejo, as paredes dos bares do Bairro Alto, as portas dos edifícios públicos e provavelmente algum muro arruinado entre anúncios de aparelhos de rádio e de detergente. È bonito chegarmos aqui sem medo de sermos uma grande merda, de temos arriscado e exposto porque foi o sonho que sempre quisemos tocar. 

Agora que estou prestes a partir ai num aeroporto que sempre foi o lar da minha esperança de fuga, continuo a acreditar nos homens e nas mulheres que vão colando os seus cartazes e reinventando-se com essa urgência que existe num país cada vez mais estagnado, com barricadas burocráticas, políticas, educacionais, onde pode ser instável e muito caro exercer-se democracia. Continuarei a ouvir essas gentes que no meio dos “normaiszinhos” se vão amando e nos amando. G.F.
 
P.S. Aproveitando a publicidade deste blogue e como não sei publicar imagens que não estejam já em algum site, deixo aqui:
 
«Com carácter de urgência»
 
Direcção de Ana Lacerda
Assistência de Joana Moleiro
Produção, Gonçalo Fontes
Textos de Daniel Filipe, Tiago Lila e Rosa Esteves
Músicas de amor em cds pirata
 
Com Carolina Abreu, Estela Ricardo, Gonçalo Fontes, Rita Rodrigues, Rosa Esteves, Rui Santos, Sofia Mendes e Tiago Lila

 
AINDA DIAS 21, 22 E 23 DE JULHO – 21H30 – ENTRADA LIVRE – AUDITÓRIO DA CANTINA VELHA – CIDADE UNIVERSITÁRIA – RESERVAS 916163069



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