terça-feira, junho 08, 2004

Povoamento

Monte Abraão: um povoamento de nome bíblico com duas estações de comboio da Linha de Sintra; uma companhia de Teatro, a Teatrosfera,uma equipa com atletas de renome europeu, a Juventude Operária do Monte Abraão; o Agrupamento 900 de Escuteiros que se destaca em todo o Núcleo Serra da Lua e a nível do C.N.E., um dólmen milenar atrás do meu prédio, prova da ancestral habitação deste, outrora, lugarejo.

Não é isto nem a vista que eu tenho da minha sala para o Mar e para o Cabo Espichel que me faz ter um imenso orgulho de viver há 22 anos aqui. É viver na mesma terra onde viveu um Poeta que deu nome à Escola Preparatória onde aprendi a crescer durante 5 anos. È saber que por aqui passou um Homem que escreveu, entre muitos outros, um dos mais belos poemas de amor que conheço. Hoje cito Ruy Belo porque amo este Monte.G.F.

Povoamento

No teu amor por mim há uma rua que começa
Nem árvores nem casas existiam
antes que tu tivesses palavras
e todo eu fosse um coração para elas
Invento-te e o céu azula-se sobre esta
triste condição de ter de receber
dos choupos onde cantam
os impossíveis pássaros
a nova primavera
Tocam sinos e levantam voo
todos os cuidados
Ó meu amor nem minha mãe
tinha assim um regaço
como este dia tem
E eu chego e sento-me ao lado
da primavera


Ruy Belo
Aquele Grande Rio Eufrates
Editorial Presença
1996
5ª edição

Sem comentários: