sexta-feira, julho 04, 2003

«Sadam diz estar vivo»


«Sadam diz estar vivo». Não, não é um tema de nenhum programa do outro mundo, não é uma citação da Pomba Gira. É mesmo um cabeçalho do noticiário das 19h do Canal Sic Notícias. Sim, é verídico, estas 4 palavras apenas. Alegadamente, a cadeia de televisão Al Jazeera, noticia a existência de uma gravação onde o sósia do nosso Quim Barreiros afirma estar vivo, preparando uma resistência e apelando à revolta contra o invasor ianque.

Ao que parece, fontes seguras próximas do ditador, afirmam que este se encontra bem de saúde, escondido algures num bunker ainda não detonado pelos americanos, quiçá, mesmo por baixo do quartel general da administração busheriana. Sadam tem aproveitado para escrever ( com o seu próprio sangue, aproveitando as hemorragias dos sósias mortos em combate heróico) novos surpreendentes versículos do Corão, tem utilizado a internet para frequentar sites duvidosos e encomendar champagne francês que emborca por cada boa nova de soldados inimigos abatidos. Além disto a música tem acompanhado os seus tristes e solitários dias. Uma vez que a rádio iraquiana se tornou «livre», as frequências do país berço da civilização só passam música anglosaxónica. Algo que terá irritado Sadam. Porém, num golpe de sublime ironia, Hussein soube tirar proveito desta nova liberdade cultural nesta sua Primeira Aparição. Vejamos. A gravação onde Sadam diz, afirma, certifica o mundo, que não está morto, é acompanhada de êxitos dos Bee Gees Staying Alive e dos Pearl Jam Alive.

Sinceramente não sei se está vivo, se está morto. Que se preocupem os americanos e os ingleses cujos cidadãos do seu país são emboscados e mortos todos os dias. Estes, ao menos que no último suspiro, antes de dizerem "tell her i love her", se sintam felizes por ter dado a vida pela luta de um mundo mais justo e igual. Que ao menos morram iludidos. O que realmente me preocupa ou não, é a forma como são dadas estas notícias. Mesmo sem querer estar a analisar o possível pleonasmo ou a lógica deste cabeçalho da Sic Notícias, é com esgar de felicidade que o leio e que me alegro por se fazer tão bom humor em Portugal. Espontaneamente, assim o espero.

Resta-nos também esperar pela Segunda Aparição, talvez a 4 de Agosto. Esperar pelo merchandising à volta do Santo Sadam - Fénix Renascido, pela venda no Alabama de pelos do seu bigode garantidamente genuínos, pela leilão em Londres da sua úlltima boina, por toda a capitalização à volta de mais um mito moderno. Tenho pena que Sadam nunca tivesse lançado um CD. Foi mal pensado por parte das grandes editoras multinacionais. No dia em que Sadam dissesse "estou morto", para os meios de comunicação de todo o mundo, as vendas planetárias do seu trabalho discográfico iriam disparar.

Pois bem, enquanto a saga não tem mais desenvolvimentos, enquanto o outro Basbaque, Ali o Cómico não tiver um Late Night Whit Ali, na CBS, enquanto não usarmos todos como recuerdos uma T - shirt do Hard Rock Café Bagdad, apreciemos em paz estas coisas insignificantes que nos rodeiam. Que todos saibamos dizer, tal como ele: «estamos vivos». G.F.C.

oracludosbasbaks@mail.pt

Sem comentários: