sábado, julho 05, 2003

Morreu o bosquímano mais famoso do mundo


Quem não se lembra com saudade das gargalhadas que deu ao ver essa paródia mítica que marcou as nossas vidas: Os Deuses devem estar loucos. O filme é único, simplesmente genial. Apenas com alguns diálogos e muito humor físico à mistura com os célebres estalidos, conta a estória de um bosquímano que encontrou no deserto sul-africano uma garrafa vazia de Coca Cola atirada pelo piloto de um pequeno avião que sobrevoava a região. A garrafa, um objecto desconhecido pela personagem prinicipal, "Xi"e pela totalidade dos membros da sua aldeia, provocou o caos e confrontos físicos entre os elementos da comunidade. A história prossegue com a obrigação de "Xi" livrar-se da garrafa, deitando-a ao mar junto "ao fim do mundo", na costa sul- africana. Nunca imaginaram os actores deste filme que dariam a conhecer ao mundo a sua simples e descomplexada civilização. Nunca imaginou, "Xi", interpretado pelo actor N!Xau (assim mesmo com um ponto de exclamação que, imagino eu, deverá corresponder a um estalido) que a sua actuação brilhante e despojada corresse os 4 cantos do mundo.

Este filme, ou a triologia, se não estou em erro, traz-me recordações gratas. Foi o primeiro filme que me lembro de ter visto em casa, quando se comprou um video Beta, acho que ainda nem idade tinha para me lembrar bem do que quer que fosse. Além disso, nunca esquecerei uma cena em que dois bosquímanos, na segunda ou terceira sequela, tentam sair de um tanque da água. Nunca esquecerei, também porque esta cena foi "sorrida" e partilhada com o meu pai, na única vez que fui ao cinema com ele. Há momentos que ficam gravados e sem dúvida, o ar de basbaque com que Xi fica ao levar com a garrafa de coca cola na cabeça e toda a sua demanda em se livrar desse objecto dos loucos deuses, irá soltar em mim sempre um sorriso de admiração e saudade.

É pois com tristeza que descobri há momentos, através do 24 horas, na pausa de um estudo entediante, que o actor N!Xau tinha falecido. Segundo a agência lusa :

O mais conhecido "Khoisan" ("bosquímano") do mundo, N!Xau, a estrela do divertido filme sul- africano "Os Deuses Devem Estar Loucos", morreu esta semana em circunstâncias ainda por apurar, noticiou sexta-feira o diário "Beeld".N!Xau, que se acredita que contava 59 anos, foi encontrado morto numa floresta dos arredores de Tsumbwe, na Namíbia, próximo da fronteira com a África do Sul, onde residia. Segundo aquele diário de língua "afrikaans", citado pela agência noticiosa sul-africana, SAPA, N!Xau havia saído de Tsumbwe segunda-feira para ir à floresta apanhar madeira, mas nunca regressou, tendo o seu corpo sido encontrado dias mais tarde.

Poderá dizer-se que morreu o melhor actor bosquímano da história, mas também se poderá afirmar que morreu um homem único na história do cinema. Em 1980, Os Deuses devem estar loucos, rendeu qualquer coisa como 60 milhões de euros e N!xau continuou na sua pacata aldeia, apanhando madeira, vivendo de tanga. N!xau preferiu a sua comunidade, a sua realidade, a sua maneira simples de estar na vida à vida nas grandes cidades, ao mundo dos que se criaram Deuses de si mesmos. Talvez também ele nos julgasse loucos. Gostaria de saber quais as suas reacções a este nosso mundo, quando por exemplo lhe pagaram viagens a França, Estados Unidos e Japão. O que terá pensado sobre a Torre Eifel? A que terá associado os arranha céus de Nova Iorque? Terá saudado com aquele seu sorriso característico milhares de humanos amarelos com olhos rasgados, e máquinas relampagueantes focadas em si? Não sei, mas como será essa experiência de encontrar assim este mundo? Como será ter na campa do cemitério "morreu, acredita-se, com 59 anos"?

Estou quase certo que neste momento as 3 cadeias de televisão nacional estão em pulgas para transmitir o filme em horário nobre, talvez já na próxima semana. Nestas mortes mediáticas acontece sempre isso. Talvez agora, que temos novas gerações mais consumidoras, o filme triplique as suas audiências. Talvez relembremos ou descobramos os bosquímanos, "Xi" e a garrafa de cocacola. Eu marco já o meu lugar. Afinal de contas a minha infância também se fez de "Xi" e a ele o meu obrigado. G.F.C.




oracludosbasbaks@mail.pt

3 comentários:

Ebermam disse...

Melhor artigo q li sobre esse brilhante e simples ator!

Ebermam disse...

Melhor artigo q li sobre esse brilhante e simples ator!

Anónimo disse...

Estou lendo este belo texto, quase 20 anos depois. Estou em 2021,vi o filme a pouco tempo, após muitos anos e descobri hoje que o N!xau faleceu em 2003. Acredito que ele tenha sido feliz. Parabéns pelo texto. ass: adrpotter@outlook.com