quarta-feira, janeiro 18, 2006

repronúncia

Respondo a um conveniente comentário ao post sobre a melancomicidade de grande parte dos blogues que leio. Talvez não te fiz perceber tudo o que desejaria:

Existem blogues que não fazem o que critiquei. Excluo o meu porque muitas das críticas que apontei aos outros as faço a mim mesmo, portanto com conhecimento de causa. E sei que sorrio arrogantemente pois fico triste por pensar durante alguns segundos que fui melhor sendo exactamente igual ou até pior por me estar a comparar.

Os bloguistas não são todos iguais e o blogues não falam das mesmas coisas. Existem blogues com muito mais qualidade que este e outros muito piores. Esta comparação é só minha e tem que ver com vários critérios pessoais. Todos os blogues escritos com sinceridade são bons se bem que não haja ninguém que seja imaculadamente sincero quando escreve pois acho que na escrita existem sempre construções, com menor ou maior grau de pureza.

Acho que gostamos todos de abrir um blogue e poder julga-lo genial ou patético, por
que nem todos são geniais e nem todos são patéticos. Termos essa possibilidade de crítica é sinal de liberdade. E maior liberdade temos quanto mais podermos dizer o que pensamos sem ser politicamente correctos. Não quis ofender ninguém e se alguém se ofendeu é porque enfiou uma carapuça que eu também partilho. Talvez a melancomicidade tenha a ver com o medo do ridículo umbilical que eu também possuo. Só que eu gosto de o expor e por isso peço desculpa se, ao expo-lo, deixo nús os que também se sentem ridículos.

E não houve ainda uma única vez, excepto quando escrevi cartas de amor, que tivesse pousado a caneta e não tivesse pensado: «se calhar não é nada disto do que digo.» G.F.

Sem comentários: